top of page

A magia das velas

A Magia das velas é magia do fogo e precisa da força do espirito. Com o auxílio do fogo (a chama da vela) a energia se desprende; é sobre essa energia subtil que deveremos nos ocupar e não do seu elemento ou matéria em si. A vela por si só engloba os 4 elementos: terra, fogo, ar e umidade. É mensageira de nossos desejos. Continua por nós nossa vigília enquanto acesa. Ela está presente na alegria, na dor, na fé, na devoção e até na cura. É companheira de todas as horas!

 

Antes de acendermos nossos caldeirões, todo mundo já recorreu às velas. Elas estão em todas as culturas e sempre foram um instrumento poderoso, para acessar outras dimensões e conquistar algumas metas. A Magia negra através das velas, já raramente existe, pois a mesma precisa da pureza e da força da energia desprendida das velas adequadas e 100% infalíveis.

 

A cor das velas também é muito importante pois está relacionada com Varna Chikitsa, a cromoterapia, (ciência que estuda o poder das cores em nosso estado de ânimo). Assim sendo, normalmente utilizasse cores que forneçam o equilíbrio e estabilidade esperados.

 

As velas baratas de parafina e as velas falsificadas

 

Estas velas não aumentam a qualidade da sua espiritualidade, nem harmonizam seus pensamentos nem desintoxica suas emoções, mas continuam a ser um simbolo de luz.

 

As velas de parafina e velas falsificadas, geralmente utilizadas na decoração, na magia das velas, demonstração da fé ou em momentos de relaxamento, podem emitir substâncias tóxicas e tão prejudicais quanto a fumaça do cigarro, segundo um estudo da Universidade da Carolina do Sul. 

 

A parafina, um subproduto do petróleo que é utilizado na composição da maioria das velas, seria a responsável pelo risco à saúde, pois libera quantidades prejudiciais de tolueno e benzeno, que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, asma, eczema e problemas de pele, de acordo com o jornal inglês.

 

O problema é maior quando as velas são acesas em locais mal ventilados, elas provocam uma poluição tóxica no ambiente. Uma vela de parafina acendida ocasionalmente não vai fazer mal, porém, acender todos os dias, frequentemente num local fechado ou muitas velas ao mesmo tempo pode causar sérios problemas. Não é apenas a cera da vela de parafina que pode ser perigosa, os aromas e corantes artificiais geralmente usado na confeção de alguns itens também podem trazer sérios malefícios.

 

Se você soubesse que fuligem, fumaça e químicos resíduos destas velas podem aderir às paredes e teto, você nunca pode ser iluminado. Bem, agora sabemos.

 

O perigo nas igrejas

 

Estudo realizado por cientistas holandeses que mediram partículas de ar em igrejas que queimam velas tóxicas por longos períodos descobriram que nesses locais pode haver dez vezes mais substâncias causadoras de câncer do que ao ar livre.

 

Essas partículas de fuligem podem, segundo os pesquisadores, penetrar no pulmão e agravar doenças respiratórias.

 

O grave problema de várias igrejas

 

Substituem as velas, oratórios e até água benta na versão eletrônica.

Um contrasenso à espiritualidade. Pessoas religiosas acabam por entrar nessa fantasia sem nenhum valor para a espiritualidade.

Devotos poderão usar moedas para acender chamas artificiais sem nenhum valor para os entes queridos.

 

Alertamos que os Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades materiais, eles estão moralmente depurados.

 

Quando você acende uma vela na sua casa, mesmo que dedicada a algum espírito (orixá ou não), outros espíritos que precisam de luz podem vir atrás daquela luz e isso pode não ser bom.

 

Acenda a sua vela ou velas num templo, igreja ou terreiro há firmezas que são feitas para impedir a entrada de tais espíritos sem luz ou que ainda vivem nas sensações terrenas, muitos não fazem por mal, mas podem ficar atrás de si por causa da sua luz e isso pode atrapalhar a sua vida.

 

A vela apresenta um simbolismo temário, que os escritores religiosos não deixaram de sublinhar: para eles, ela é a imagem da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, sendo a cera o Pai (no Hinduísmo o Brahma), o pavio o filho (no Hinduísmo o Vishnu), e a chama o Espirito Santo (no Hinduísmo o Shiva).

Ela também pode representar o temário Corpo, Alma e Espírito. A vela é a imagem de sublimação espiritual.

 

A vela apresenta também um simbolismo vital, isto é, fálico (no Hinduísmo Lingam), evidente; esse mesmo simbolismo é encontrado na flor.

A chama da vela é viva e ritualística, enquanto que a luz produzida pelo gás e pela eletricidade tem sempre algo de artificial, que aqueles que não têm o sentido mágico completamente obnubilado sentem muito nitidamente.

 

Só deve ser acesa uma vela dentro de casa quando se sabe exatamente o que está fazendo ou com a ordem expressa de uma entidade que inclusive indicará onde acender a vela, pois dependendo para quem seja e não pode ser acesa acima da linha da sua cabeça.

 

A Sagrada Magia das velas de cera (a verdadeira vela da Magia)

 

A vela é um símbolo de luz resultante de uma atitude compreensiva, a clareza da mente que se abre para penetrar no inconsciente e o fertilizar.

 

Símbolo de vida ascendente, a vela é a alma dos aniversários. Tantas são as velas, tantos são os anos, e da mesma forma, tantas são as etapas no caminho da perfeição e da felicidade. Apagar as velas de aniversário num único sopro simboliza a manifestação da persistência de um sopro de vida superior a tudo o que já foi vivido.

 

As velas que se encontram no pé dos defuntos simbolizam a luz da alma em sua força ascensional, a pureza do espirito que sobe aos céus.

 

É sabido que quanto mais puros os "materiais de poder", mais fácil fica o controlo da energia, velas de cera de abelha são as mais indicadas, pelo simbolismo da abelha e pelo fato de serem produtos naturais.

 

A cera natural, vinda das abelhas, é impregnada dos fluidos existentes nas flores, em grande quantidade. Este elemento, vindo da natureza, é utilizado na prática do bem e do mal, como matéria-prima poderosa para somar-se com os teores dos pensamentos, tornando eficaz o trabalho e o objetivo ao qual se propõe.

 

Acender uma vela é um ato ritual de elevar o seu pedido e o seu desejo a um plano etéreo. Ao acender uma vela para fazer um pedido, deve-se estar limpo fisicamente e também psiquicamente, afastando todos os pensamentos negativos.

 

Muitos médiuns acendem velas para seus guias, de forma automática e mecânica, sem nenhuma concentração, ou até sem direcionar o puja (oferenda da vela). É preciso que se tenha consciência do que se está a fazer, da grandeza e importância (para o médium e Entidade), pois a energia emitida pela mente do médium irá englobar a energia ígnea (do fogo) e, juntas viajarão no espaço para atender a razão da queima desta vela.

 

Sabemos que a vida gera calor e que a morte traz o frio. Sendo uma chama de vela cheia de calor, ela tem amplo sentido de vida, despertando nas pessoas a esperança a fé e o amor.  

 

A cera de abelha é o avô de todas as ceras de vela. Assim deve de imaginar a força de uma vela de cera de abelha, as mesmas foram encontradas dentro das pirâmides egípcias tradicionais. Foi a primeira plástica do homem antigo e por muitos anos tem sido usado principalmente como um material de modelagem. As abelhas produzem cera de abelha como um subproduto da criação de mel. As abelhas excretar a cera em "pentes" com a finalidade de incubar suas larvas. A infusão de mel em toda a sua criação produz um aroma naturalmente doces / fragrância que varia contando com as flores ou plantas. Depois da colheita, a cera é fundida e filtrada várias vezes.

 

A magia natural de uma vela de cêra

 

Velas de cêra de abelha, um remédio para asma, doces para a alma.

Pessoas com asma, alergias, sintomas de rinite são significativamente melhoradas com luz apenas uma vela de cera de abelha.

Às vezes os sintomas desaparecem completamente depois de queimar velas durante vários dias.

 

A cera de abelha produz íons negativos que limpam o ar. Estes iões são como limpeza naturais vácuo de poeira, mofo, vírus, bactérias e outros contaminantes. Para as velas terem esses efeitos de purificação , devem ser 100% cera de abelha puro. Muitas velas "cera" contêm apenas 51% cera de abelha, o resto é a parafina. Não é ilegal para chamá-los assim, mas não tem mais vantagens. A vela de cera desprende um odor, doce, refrescante, purificante. Embora estas velas são mais caras do que parafina comum, elas duram mais, e mais importante, promover a saúde, ao invés de diminuí-la.

 

Uma vela de cêra é excelente para uma profunda meditação ou relaxamento.

 

Segundo uma antiga tradição espiritual, as abelhas foram um presente de Vênus à Terra. A função de Vênus é fornecer doçura, união, beleza, harmonia, na mortalidade. Através do signo de Libra, Venus nos dá unidade com os outros, é o cafetão do zodíaco, e através de Touro, Vênus dá sensualidade, flores e fruição terrena. Todos os produtos apícolas, trazemos essa mesma energia, mel, própolis, geléia e cera. Esta é a energia que lançamos no ar pela queima de velas 100% de cera de abelha.

 

As velas de sebo

 

As velas de sebo são instrumentos importantes na magia Vodu. Sem elas seria praticamente impossível lançar feitiços ou invocar os loas (Loa significa "espírito", na língua congo).

 

As maiorias das velas Vodu são feitas de sebo e, a gordura de animais, por exemplo, sebo de cabra têm mau odor (na tradição dos seguidores do Vodu haitiano).

 

As velas de sebo de gado também são usadas e é mais firme, que queima lentamente, é lustrosa e tem um odor limpo.

© 2023 por Parapsicologia. Todos os direitos reservados

bottom of page